sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Deputado Artur Filho elogia iniciativa do MPPB de instaurar inquérito civil público para apurar desabastecimento de combustível na PB

Parlamentar também lembra importância da classe política paraibana se unir para evitar saída da cabotagem do Porto de Cabedelo para Suape

         O deputado estadual Artur Filho (PRTB) elogiou a iniciativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB) de instaurar inquérito civil público (ICP), para apurar as responsabilidades pelo desabastecimento de combustíveis na Paraíba. Segundo o parlamentar, é preciso apurar a responsabilidade pelo desabastecimento e proteger a sociedade de práticas que prejudicam toda a população. O inquérito será acompanhado pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do MPPB (MP-Procon).
            A decisão de instaurar inquérito civil público foi tomada durante reunião promovida pelo MPPB,  em João Pessoa, no dia 05 de janeiro. O procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, e o diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, conduziram a reunião. “Vamos apurar e alcançar os culpados, pois sonegar combustível para a população é crime. Também vamos verificar se está havendo improbidade administrativa e viabilizar a cobrança de multa por danos morais e coletivos à população paraibana”, avisou Glauberto Bezerra. Segundo ele,  todas as distribuidoras de combustíveis que operam na Paraíba serão ouvidas até a próxima sexta-feira (08).
            Segundo Artur Filho, a Receita Estadual também está trabalhando e investigando os estoques de combustíveis nas distribuidoras, nas usinas e nos postos de combustíveis para averiguar as responsabilidades pelo desabastecimento. “Esse grave problema está acontecendo com o Porto de Cabedelo tendo tanques instalados para o abastecimento do Estado, imagina se perdermos a cabotagem e ficarmos dependentes do Porto de Suape para nos abastecer. Como ficará essa logística? Se isso se concretizar, o que eu espero que não aconteça, com  certeza, pagaremos mais caro pelos combustíveis”, afirma o parlamentar que é vereador licenciado de Cabedelo e um dos principais defensores da permanência da cabotagem no porto paraibano. Ainda segundo Artur a ameaça de acabar com a cabotagem é real e a classe política paraibana precisa se mobilizar para que isso não se concretize.
            De acordo a presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo, Gilmara Temóteo, não há falta de combustível nos 26 tanques instalados no porto, com capacidade de 64 mil toneladas de combustíveis. Segundo ela, o problema está na distribuição, dos tanques para os postos de combustíveis. Quatro distribuidoras são arrendatárias dos tanques do porto paraibano. O último navio que atracou em Cabedelo, segundo informações da Docas, foi no dia 29 de dezembro, com dez mil toneladas de gasolina e quatro mil toneladas de óleo diesel. Um novo navio deverá chegar nesta quinta-feira (07), com 13 mil toneladas de combustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário